Eritrograma é o estudo da série vermelha (eritrócitos ou hemácias). Ao microscópio, as hemácias tem coloração acidófila (afinidade pelos corantes ácidos que dão coloração rósea ou violáceo) e são desprovidos de núcleo, porém em espécies como peixes, répteis e aves apresentam hemácias nucleadas. As hemácias apresentam-se bicôncovas, coloração central mais pálida e um pouco mais escura na periferia. Em indivíduos normais, possuem tamanho mais ou menos uniforme. Quando uma hemácia tem tamanho normal ela é chamada de normocítica. Quando ela apresenta coloração normal é chamada de normocrômica.
O estudo da série vermelha serve de apoio para diagnosticar alterações hematológicas, como por exemplo as anemia.
No eritrograma são calculados os valores de hematócrito (VG), hemoglobina (Hb), volume corpuscular médio (VCM), concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM), e red cell distribution width (RDW).
° VG: é um índice, calculado em porcentagem, definido pelo volume de todas as hemácias de uma amostra sobre o volume total desta amostra;
° Hb: responsável pelo transporte de oxigênio para as células;
° VCM: é o índice que ajuda na observação do tamanho das hemácias e no diagnóstico da anemia: se pequenas são consideradas microcíticas, se grandes consideradas macrocíticas e se são normais, normocíticas.
° CHCM: a concentração da hemoglobina dentro de uma hemácia. Como a coloração da hemácia depende da quantidade de hemoglobina elas são chamadas de hipocrômicas (para baixas concentrações de hemoglobina), hipercrômicas (para elevada concentração de hemoglobina) e hemácias normocrômicas (no intervalo de normalidade).
° RDW: é um índice que indica a anisocitose (variação de tamanho das hemácias).
Os valores de referência podem ser obtido através de tabelas.